NOVAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E RESULTADOS FINANCEIROS DE CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RECEITAS OPERACIONAIS.

Autores

  • Marcelo Kaster Belletti
  • Luiz Fernando Camargo Veronez

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de investigar os resultados financeiros obtidos por clubes brasileiros de futebol que programaram estratégias de administração e de organização modernas e profissionalizadas. Tratou-se, no que se refere aos objetivos, de um estudo exploratório, devido a pouca quantidade de trabalhos científicos produzidos sobre o tema. A amostra é constituída por duas equipes brasileiras pertencentes à Série A com melhores desempenhos no item receitas operacionais nos balanços apresentados entre os anos de 2007 e 2009 – São Paulo e Internacional de Porto Alegre. Concluiu-se que a profissionalização da gestão nos clubes investigados teve como conseqüência o incremento de receitas dos clubes nos anos estudados, mas ainda de forma insuficiente, pois os clubes ainda possuem despesas superiores as receitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Belletti, M. K., & Veronez, L. F. C. (2011). NOVAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO E RESULTADOS FINANCEIROS DE CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RECEITAS OPERACIONAIS. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1837

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS