PERCEPÇÃO DAS MÃES SOBRE A INTERAÇÃO COM OS PROFISSIONAIS ASSISTENCIAIS NUMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN)

Autores

  • Maria Concebida da Cunha Garcia
  • Natália Nunes
  • Bertha Cruz Enders

Palavras-chave:

utin, enfermagem neonatal, interação mãe-equipe

Resumo

RESUMO: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada de agosto a outubro de 2008, na UTIN de uma maternidade escola do município de Natal-RN, com o objetivo de analisar a percepção das mães com filhos internados em UTIN sobre a interação que ocorre com os profissionais face aos sentimentos e experiências vivenciados. Dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada com sete mães de bebês internadas na UTIN e os depoimentos analisados conforme a técnica de análise de conteúdo, a teoria do Interacionismo Simbólico e a fenomenologia da percepção. Os resultados foram agrupados em três categorias: Falta de information na preparação ao ambiente UTIN; Apoio, força e conforto da equipe; Confiança e fé na equipe, as quais evidenciaram que as atitudes, percepções e sentimentos das mães tendem a ser influenciados pela interação delas com o meio social onde estabelecem suas relações.  A interação da equipe com a mãe se dá, na maioria das vezes, de forma automatizada, impessoal e mecanizada. Há insatisfação com a falta de informações sobre o filho, informações incompletas, linguagem técnica e discursos autoritários. No entanto, existem aqueles profissionais que dão atenção, acalmam e confortam, sendo estes a quem elas expressam maior afeto, gratidão e confiança. Conclui-se que, o acolhimento, a interação e a comunicação da equipe com as mães, foram percebidas como providenciando conforto, mas também carecendo de personalização e  de informações necessárias sobre a situação do filho. Destaca-se a necessidade de repensar o modelo de atenção vigente na UTIN e traçar estratégias para desenvolver uma relação dialógica com a mãe sobre os sentimentos, pensamentos e atitudes vivenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Garcia, M. C. da C., Nunes, N., & Enders, B. C. (2011). PERCEPÇÃO DAS MÃES SOBRE A INTERAÇÃO COM OS PROFISSIONAIS ASSISTENCIAIS NUMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN). Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1744

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)