CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES E DO PROCESSO DOLOROSO EM VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: ESTUDO COM PACIENTES DE UM HOSPITAL DE URGÊNCIA, NATAL/RN.

Autores

  • Glaucea Maciel de Farias
  • Mirna Cristina da Silva Freitas
  • Weruska Alcoforado Costa
  • Daniele Vieira Dantas

Palavras-chave:

Queimaduras, Medição da Dor, Enfermagem

Resumo

Introdução: as queimaduras estão relacionadas entre os piores traumas que podem atingir o homem, e podem ser conceituadas como produto da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo, podendo ser oriundas de acidentes de trabalho doméstico, agressão e tentativa de suicídio. Objetivos: identificar os pacientes queimados que buscam assistência no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel/Pronto Socorro Clóvis Sarinho; identificar a gravidade das lesões e o nível álgico que estas repercutem nesses pacientes; identificar se há diferença significativa entre a dor relatada pelo paciente na primeira e segunda semana após a queimadura. Metodologia: estudo exploratório descritivo, quantitativo e dados prospectivos, realizado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal/RN. A população alvo foi composta por 30 pacientes vítimas de queimadura, que se encontravam internados para tratamento durante a coleta de dados desta pesquisa. Resultados: detectamos uma população jovem na faixa etária entre 20 e 30 anos (53,3%), proporções iguais entre os sexos, sendo que 23 (76,7%) procediam de Natal; Quanto aos dados da queimadura, a mais comum foi a causada por acidente doméstico (40,0%); houve prevalência de queimaduras de média extensão (80%) e de 2º grau de profundidade (83,3%) e a região mais afetada foram os membros superiores, totalizando 70% dos casos. No que concerne à queixa álgica, enquanto na primeira semana 50% atribuíram nota 10 à dor, na segunda semana, apenas 13,3% atribuíram nota máxima. Conclusão: A queimadura e suas complicações, além de serem as principais causas de morte no mundo, provocam sensações dolorosas bastante intensas, porém mesmo que conheçamos a importância e a gravidade da dor, ela é ainda pouco valorizada no processo terapêutico, o que leva a prejuízos diretos e indiretos para a assistência prestada, e para a recuperação do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Farias, G. M. de, Freitas, M. C. da S., Costa, W. A., & Dantas, D. V. (2011). CARACTERIZAÇÃO DAS LESÕES E DO PROCESSO DOLOROSO EM VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: ESTUDO COM PACIENTES DE UM HOSPITAL DE URGÊNCIA, NATAL/RN. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1584

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>