EFEITOS DA REDUÇÃO DO VOLUME E DA INTENSIDADE DO TREINAMENTO AERÓBIO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM JOVENS NADADORES.

Autores

  • Maresa D´gonçalves Rosa Paula Nogueira
  • Antonio Carlos Mansoldo
  • JOEL MORAES SANTOS JUNIOR

Palavras-chave:

natação, treinamento aeróbio e frequência cardíaca

Resumo

Dentre os benefícios da prática esportiva sistematizada para a população jovem encontram-se os fatores relacionados à saúde, crescimento, desenvolvimento, bem-estar psicológico e melhoria das habilidades motoras. Com a crescente participação de crianças e jovens em atividades deste que envolvem o treinamento sistematizado, surge a preocupação com a carga aplicada e a recuperação adequada. Diante deste fato, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do treinamento aeróbio, da redução do volume e da intensidade do treinamento na frequência de repouso (FC Rep.) de jovens nadadores. Vinte nadadores competidores (7 do sexo feminino e 13 do sexo masculino) com idade entre 13 e 14 anos participaram do estudo. Para a análise dos dados foi utilizado o teste de análise estatística para amostras pareadas. Os resultados apresentaram diminuição de 11,63% da FC Rep. em ambos os grupos e melhoras de 11,74% para os meninos e de 11,10% para as meninas. Sendo assim, o presente estudo apresentou-se como um bom indicativo de adaptação cardiovascular através do aumento do retorno venoso e volume sistólico em nadadores jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Nogueira, M. D. R. P., Mansoldo, A. C., & JUNIOR, J. M. S. (2011). EFEITOS DA REDUÇÃO DO VOLUME E DA INTENSIDADE DO TREINAMENTO AERÓBIO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM JOVENS NADADORES. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/150

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS