INFLUÊNCIA DO AQUECIMENTO PRÉVIO EM ASPECTOS FISIOLÓGICOS E HEMODINÂMICOS PROVENIENTES DO TESTE DE LUC LÉGER E LAMBERT (1982)

Autores

  • RAFAEL ARAÚJO ROCHA
  • MIGUEL ARCHANJO DE FREITAS JUNIOR

Resumo

O objetivo do estudo foi determinar as possíveis influências do aquecimento prévio em variáveis fisiológicas e hemodinâmicas provenientes do teste de corrida de vai-e-vem de 20m. Participaram deste estudo 17 adolescentes. O protocolo de Luc Léger & Lambert (1982), que realiza a estimativa do VO2max, e levando-se em consideração a obtenção deste durante o último estágio, podemos fazer inferências a intensidade de VO2max e encontrar (iVO2max). Primeiramente os avaliados realizaram o protocolo sem aquecimento (LLSA), e com um intervalo de no mínimo 48 horas, realizaram um re-teste com aquecimento (LLCA) prévio que consistiu em 7 minutos de corrida a uma velocidade de 8 Km.h-1. Em ambas as situações antes do teste a freqüência cardíaca de repouso foi aferida, assim como a pressão arterial foi mensurada. Após o teste a FC e a PA foram mensuradas assim que a exaustão foi caracterizada. Através do produto entre a PA sistólica e FC pode-se obter o duplo-produto antes e após. Nos 5 minutos posteriores ao teste a FC foi mensurada minuto a minuto. As possíveis diferenças foram evidenciadas utilizando-se o teste t de student para amostras repetidas, com o nível de significância pré-fixado em p<0,05. A PApos sistólica (p=0,06) a FCmax (p=0,002), o DPpos (P=0,008), a diferença entre a FCrec do primeiro minuto e a FCmax (FCrec -1min) (P=0,03), foram diferentes nas duas situações. Outros valores não tiverem diferença significativa nas duas situações. Pode-se concluir que o aquecimento influencia principalmente nas variáveis hemodinâmicas, sendo assim se o objetivo da avaliação é a determinação de variáveis fisiológicas a aplicação de um período de aquecimento é positiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ROCHA, R. A., & JUNIOR, M. A. D. F. (2011). INFLUÊNCIA DO AQUECIMENTO PRÉVIO EM ASPECTOS FISIOLÓGICOS E HEMODINÂMICOS PROVENIENTES DO TESTE DE LUC LÉGER E LAMBERT (1982). Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/130

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)