AVALIAÇÃO DA CARGA DE TRABALHO FÍSICO DE COLABORADORES DE UMA FUNDIÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO E VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA.

Autores

  • Bruna Angela Antonelli
  • Antonio Augusto de Paula Xavier
  • Tarcísio F. Alves da Silva
  • Belmar Ramos Junior
  • Larissa Cristine Skittberg

Palavras-chave:

Ergonomia, Frequência Cardíaca, trabalho pesado

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar a carga de trabalho físico de colaboradores de uma fundição através da análise ergonômica do trabalho e variação da frequência cardíaca. Foi observada que as atividades desenvolvidas no setor de fundição, geram maior carga ostemomuscular em coluna lombar e membros superiores devido as posturas estáticas e repetição dos movimentos. O transporte de carga excede as capacidades e limitações humanas, havendo a necessidade de mudanças do projeto desse sistema de produção, definindo o limite máximo para movimentação manual de cargas. Mediante os valores da freqüência cardíaca atingida pelos colaboradores avaliados, em todas as atividades o valor excede a capacidade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Antonelli, B. A., Xavier, A. A. de P., Silva, T. F. A. da, Junior, B. R., & Skittberg, L. C. (2011). AVALIAÇÃO DA CARGA DE TRABALHO FÍSICO DE COLABORADORES DE UMA FUNDIÇÃO ATRAVÉS DA ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO E VARIAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/127

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)