ESPORTE ADAPTADO: CONCEITO HISTÓRICO E EVOLUÇÃO NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Isaque Augusto, Paulo Roberto Brancatti

Resumo


O presente artigo buscou contextualizar a historia do esporte adaptado desde o seu surgimento até os tempos atuais, demonstrando sua evolução internacional e nacionalmente. O esporte adaptado desde seus primeiros relatos, vem trazendo uma nova perspectiva para as pessoas com deficiência. O esporte adaptado no Brasil surgiu para contemplar nossas pessoas com deficiência e desta forma foi fundado o clube dos paraplégicos, onde pessoas com diversas deficiências eram atendidas objetivando a reabilitação delas através do esporte. Um dos esportes disseminados é o basquete sobre rodas, na qual é uma modalidade paraolimpica, sendo que no Brasil tal modalidade é bem difundida e os torneios são distribuídos em todos os estados.
Em Presidente Prudente, o esporte adaptado surgiu no ambulatório de reabilitação física no campus da Universidade Estadual Paulista com o intuito de utilizar o esporte como fonte reabilitadora e social para lesados medulares freqüentadores dela, em 1998 o esporte adaptado surge nesta cidade no projeto AMA – Projeto Atividade Motora Adaptada, como primeiro modalidade deste, o basquete sobre rodas, em 2005 o projeto ganhou magnitude e foi inserido o atletismo adaptado em suas diversas provas, deste participando dos eventos do Comitê Paraolimpico Brasileiro.
No final de 2007, com o aumento da demanda do projeto foi fundada no dia 03 de dezembro, a Associação De Desporto Adaptado de Presidente Prudente, uma entidade sem fins lucrativas que tem o objetivo de abranger os atletas paraolimpicos dando suporte para participarem das competições nacionais e internacionais de suas respectivas modalidades.


Palavras-chave


Esporte Adaptado; ADAPP; História



Texto completo: PDF


Facebook Twitter LinkedIn

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

FIEP BULLETIN.

ISSN-0256-6419 – Impresso

ISSN 2412-2688 - Eletrônico

Fédération Internationale d’Education Physique - FIEP
fiepbulletin.net © 2007 - 2015.