INDICADORES DE COMPOSIÇÃO CORPORAL E ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE.

Autores

  • Paulo Rogério Pimentel Brayner
  • Hudday Mendes Silva
  • Richardson Dylsen de Souza Capistrano
  • Cicero Luciano Alves Costa
  • Maria do Socorro Cirilo de Sousa

Palavras-chave:

jovens, percentual de gordura, índice de massa corporal,

Resumo

O objetivo do estudo é comparar os métodos de investigação do estado nutricional através do índice de Massa Corporal e do percentual de gordura (%G) de escolares do Ensino Médio. Decorre de um estudo transversal, em uma amostra de 60 sujeitos (19 masculino e 41 feminino), com média de idade 16+1,2 anos, oriundos do IFCE, campus Juazeiro do Norte, CE, Todos os sujeitos foram submetidos à análise da composição corporal (CC) através das dobras cutâneas de tríceps (TR) e subescapular (SE) para equacionando percentual de gordura (%G), em equação de Slaughter (1988), massa corporal e estatura para o índice de massa corporal (IMC). Utilizou-se programa estatístico para análise descritiva e inferencial, em teste "t" de Student para dadosindependentes, com nível de significância de 5%. Os resultados encontrados para o gênero masculino e feminino foram: IMC 21,6+3,15 e 20,95+2,75 e %G 19,2+9,4, não obtendo-se diferenças significativas entre gêneros (p=0,416) para o IMC, porém o %G, apresentou diferenças significativas, sendo maior para as moças (p=0,002); a classificação do estado nutricional pelo IMC indicou 75% com peso normal, enquanto que em relação ao %G apenas 48,3% apresentam-se com classificação adequada e 50% estão com o %G acima do ideal. Conclui-se que em relação ao %G há uma prevalência de níveis elevados para as meninas, sendo o contrário para o IMC. Entretanto, sugere-se que outros aspectos componentes corporais e de hábitos alimentares sejam investigados, pois o IMC se usado como único critério de avaliação do estado nutricional pode acabar por não ser um bom indicador para pessoas ativas fisicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Brayner, P. R. P., Silva, H. M., Capistrano, R. D. de S., Costa, C. L. A., & Sousa, M. do S. C. de. (2011). INDICADORES DE COMPOSIÇÃO CORPORAL E ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE), CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE. Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/926

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)