AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM RATAS FISCHER SUBMETIDAS AO TREINAMENTO DE NATAÇÃO EM DIFERENTES VOLUMES (30, 60, 120 E 240 MINUTOS).

Autores

  • Wanda Maria de Faria
  • Rinaldo Cardoso dos Santos
  • Maria Lúcia Pedrosa
  • Marcelo Eustáquio Silva

Palavras-chave:

treinamento, natação, parâmetros bioquímicos

Resumo

Nos últimos anos, várias pesquisas têm evidenciado o quanto a atividade física tem sido eficiente no tratamento e prevenção de doenças. Neste trabalho estudamos os parâmetros bioquímicos e nutricionais que permitem uma visão geral dos benefícios dos exercícios para a saúde de ratas Fisher submetidas ao treinamento de natação em diferentes volumes (30, 60, 120 e 240 minutos) por quatorze semanas. Foram utilizadas 46 ratas, distribuídas em 4 grupos de exercícios nos volumes citados e 1 grupo sedentário, todos com 9 animais, recebendo ração comercial. Na função hepática houve um aumento nas proteínas totais nos grupos T30`, T120` e T240`, aumento da fosfatase alcalina no grupo T120`, uma diminuição da AST do grupo T30` minutos e um aumento da ALT no grupo de 240 minutos. Na função renal houve um aumento da creatinina do grupo T30` em relação ao grupo sedentário e um aumento da uréia dos grupos T60`, T120` e T240`. No perfil lipídico houve uma diminuição no colesterol total nos grupos que treinaram a partir dos 30 minutos. Uma diminuição da creatina quinase dos grupos T60`, T120` e T240` em relação aos grupos T30` e ao sedentário e uma diminuição da desidrogenase láctica (LDH) do grupo T30` em relação ao grupo sedentário foram também observados. Houve uma diminuição nas sulfidrilas livres dos grupos T120` e T240`. O presente estudo demonstrou que o efeito do treinamento sobre os parâmetros bioquímicos melhorou o condicionamento físico, gerando melhores adaptações nos resultados da LDH, sem promover aumento dos antioxidantes e da creatina quinase, sendo eficiente em diminuir as concentrações do colesterol total e de suas subfrações. Boas respostas ao treinamento foram também observadas nas funções hepática e renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Faria, W. M. de, Santos, R. C. dos, Pedrosa, M. L., & Silva, M. E. (2011). AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM RATAS FISCHER SUBMETIDAS AO TREINAMENTO DE NATAÇÃO EM DIFERENTES VOLUMES (30, 60, 120 E 240 MINUTOS). Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/912

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)