A PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ESCOLARES PRATICANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAUEIRA-PI.

Autores

  • JAKSON ALMEIDA LOPES
  • VANDOVAL RODRIGUES VELOSO

Palavras-chave:

Prevalência, Obesidade, Escolares.

Resumo


A obesidade e o sobrepeso vêm aumentando significantemente em todo o mundo nos últimos anos. Com o avanço tecnológico nas últimas décadas, os escolares tornaram-se menos ativo fisicamente, o que contribuiu para o aumento do sobrepeso e da obesidade nesses grupos. Para o levantamento dos dados foi desenvolvida uma pesquisa direta de campo de caráter descritivo e uma abordagem quantitativa com objetivo de verificar a prevalência de obesidade em escolares praticantes das aulas de Educação Física do ensino médio na Escola Municipal Manoel Bastos Ribeiro no município de Itaueira-Piaui. A amostra foi por conveniência e composta por 64 escolares maiores de 18 anos do 3º ano do ensino médio. A obesidade e o sobrepeso foram avaliados pelo índice de Massa Corporal (IMC) e a classificação foi feita de acordo com a tabela da OMS tendo o IMC os seguintes parâmetros: <18,5 abaixo do peso; entre 18,5 e 24,9 peso normal; entre 25,0 e 29,9 sobrepeso; entre 30,0 e 34,9 obesidade. Durante a coleta, foi realizada uma palestra para esclarecimentos sobre os procedimentos a serem adotados na pesquisa. A aferição antropométrica teve padrões a serem seguidos. Constatou-se que cerca de 17% dos escolares pesquisados estão  com sobrepeso e 11% deles encontra-se com obesidade. Observou-se também que a prevalência de obesos é maior entre os alunos não praticantes das aulas de Educação Física (33%) em comparação com os alunos praticantes das aulas de educação física (2%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

LOPES, J. A., & VELOSO, V. R. (2016). A PREVALÊNCIA DE OBESIDADE EM ESCOLARES PRATICANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ITAUEIRA-PI. Fiep Bulletin - Online, 86(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/86.a1.51

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.