01 - EQUAÇÃO PARA A ESTIMATIVA DO PERCENTUAL DE GORDURA DE MULHERES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Autores

  • PAULO ALBERTO PORTO DA SILVA
  • JOSÉ FERNANDES FILHO

Palavras-chave:

medidas antropométricas, percentual de gordura, composição corporal

Resumo

Introdução: O Exército Brasileiro apesar de ser uma das mais antigas instituições do País, somente há alguns anos tem admitido mulheres em seu quadro. Com a inclusão do quadro feminino, vem crescendo o interesse por sua composição corporal.

Objetivo: desenvolver e validar uma equação de regressão de estimativa de percentual de gordura, para mulheres militares do Exército Brasileiro.

Métodos: o presente estudo é do tipo descritivo, comparativo e correlacional. Foram aferidas medidas antropométricas e Pesagem Hidrostática (Gold Stand), para desenvolver e validar a equação

Resultados: a amostra foi constituída de 80 mulheres, apresentando em média: idade de 29,80 anos (+ 7,65), peso de 57,32 kg (+ 10,18), estatura de 164,62 cm (+ 5,58) e Pesagem Hidrostática de 23,41% (+5,16). A equação desenvolvida utilizando dados antropométricos foi %G= 0,334 x P. ABD. + 0,315 x DC. BICEPS + 0,246 x DC. COXA – 2,543 x D. BIEST. Com um EPE (Erro Padrão de Estimativa) de 2,701, r (Índice de Correlação) de 0,994 e R2 (Coeficiente de Determinação) de 0,988.

Conclusão: por não necessitar de equipamentos de alto custo para medição, suas medidas serem de simples obtenção e terem sido validadas, recomenda-se que esta equação seja utilizada para mulheres civis e militares brasileiras com as mesmas características dos sujeitos deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PORTO DA SILVA, P. A., & FERNANDES FILHO, J. (2022). 01 - EQUAÇÃO PARA A ESTIMATIVA DO PERCENTUAL DE GORDURA DE MULHERES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO. Fiep Bulletin - Online, 92(2), 01 a 10. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6559

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.