ANÁLISE DESCRITIVA DAS VARIÁVEIS DO IMC, WHR E PERCENTAGEM DE GORDURA DE UM GRUPO DE CULTURISTAS CORPORAIS CLIMATERICAS.

Autores

  • ELIANA DA SILVA COÊLHO MENDONÇA
  • JEANNE MIKAELLEM SMITH
  • FRANCISCO EDSON PEREIRA LEITE
  • SCHNEYDER RODRIGUES JATI
  • MARCO JOSÉ MENDONÇA DE SOUZA

Palavras-chave:

Musculação. Mulheres. Climatério. Percentual de gordura. Atividade Física. Saúde

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o perfil das mulheres Climatéricas de um programa de musculação nomunicípio de Santarém /PA, as variáveis estudadas foram% de gordura foi utilizado o protocolo Faulker (1968) adotando asnormas de classificação de percentual de gordura de Pollock e Wilmore (1997), RC/Q foi utilizado protocolo Larsson e Col.(1984) e IMC o protocolo de Quatelet, em um grupo de mulheres climatéricas. A pesquisa foi realizada no mês de julho de 2006, on=amostral foi 10 mulheres climatéricas que participavam do programa Agita Santarém, foi realizado uma pré avaliação e umapalestra explicativa e a submissão ao comitê de ética da UEPA, e após sua resposta realizou-se as avaliações com os sujeitosda pesquisa. Para tabulação dos dados foi utilizado o Excel, Office Versão 2003 e após a coleta de dados teve sua tabulação, osresultados encontrado foram a. A média do IMC foi de 28,2 ± DP 4,1. No R C/Q a média encontrada foi 0,8 ± DP 0,1. Nopercentual de gordura a média encontrada foi 22,7 ± DP 3,2. A idade das pesquisadas foi entre 50 a 63 anos com a média deidade de 56,9 ± 4,4 DP, Segundo o resultado relacionado ao IMC, foi verificado que a maioria dos indivíduos teve a classificaçãosobrepeso, sendo de 100 % analisadas, 70% estavam em sobrepeso, 20% obesas e 10% saudável, já a classificação daamostra caracterizou que 50% da amostra com risco alto, 30% com risco moderado, 10% com risco muito alto e 10% riscobaixo, já os índices do percentual de gordura do grupo analisado estavam dentro do parâmetro aceitável: 70% excelente, 20%bom e 10% média. Segundo o resultado da variável em estudo, no caso, o percentual de gordura, verificou-se que a maioria dosindivíduos encontra-se acima do nível de normalidade, sendo assim, excelente a média geral do grupo. Verificou-se tambémuma mudança de comportamento nos pacientes relacionada à responsabilidade no cuidado com a sua saúde, reconhecendo aimportância da atividade física como meio coadjuvante no controle e tratamento do climatério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MENDONÇA, E. D. S. C., SMITH, J. M., LEITE, F. E. P., JATI, S. R., & SOUZA, M. J. M. D. (2018). ANÁLISE DESCRITIVA DAS VARIÁVEIS DO IMC, WHR E PERCENTAGEM DE GORDURA DE UM GRUPO DE CULTURISTAS CORPORAIS CLIMATERICAS. Fiep Bulletin - Online, 88(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/6052

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>