INDICADORES DE SAÚDE DE FUNCIONARIOS DA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE CHILE, CAMPUS TALCA: QUE INFLUÊNCIA PODEM ESTAR TENDO OS PAIS SOBRE SEUS FILHOS?

Autores

  • MOACYR PORTES JÚNIOR
  • MAURICIO ALEXANDER CUETO TORRES
  • DIEGO IGNACIO PARRAGUEZ JIMÉNEZ

Palavras-chave:

saúde de adultos, influencia, crianças

Resumo

Estudos demonstraram que existe uma relação direta entre comportamento em relação a variáveis de saúde, porpares e pais, e o mesmo comportamento por parte das gerações posteriores (crianças). Esta relação é estabelecida pelainfluência direta e indireta que esses pais e/ou responsáveis exercem sobre seus filhos. A prática da atividade física e ocomportamento alimentar estão entre as variáveis consideradas. Objetivo: descrever a relação entre IMC (índice de massacorporal), prática de atividade física e comportamento alimentar de funcionários da Universidade Autônoma do Chile, campusTalca, para inferir sobre como os pais podem influenciar seus filhos no que se refere aos cuidados de saúde das crianças.Metodologia: estudo descritivo e transversal; instrumentos: IFIS, IPAQ, Questionário Simplificado de Freqüência Alimentar(gorduras e fibras), medidas de peso e altura para IMC; Amostra: 27 indivíduos (14 mulheres, 13 homens), idade média do sexofeminino 31 anos, idade média homens 50 anos, professores, administrativos e de apoio; estatística descritiva de freqüência.Resultados: baixos níveis de atividade física; condição física média a baixa, comportamento alimentar em valores que não estãode acordo com as recomendações para boa saúde, IMC em excesso de peso e obesidade. Conclusões: esta amostra pode estarexercendo influência negativa na sua família, a partir da sua realidade de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

JÚNIOR, M. P., TORRES, M. A. C., & JIMÉNEZ, D. I. P. (2018). INDICADORES DE SAÚDE DE FUNCIONARIOS DA UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE CHILE, CAMPUS TALCA: QUE INFLUÊNCIA PODEM ESTAR TENDO OS PAIS SOBRE SEUS FILHOS?. Fiep Bulletin - Online, 88(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/5986

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.