PERFIL ESPIROMÉTRICO E CLÍNICO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ.

Autores

  • Fernanda Teodoro Estevam Coelho
  • Paula Caroline dos Santos
  • Francyelle Pires dos Santos Suzin

Palavras-chave:

Espirometria, Criança, Obstrução das Vias Respiratórias,

Resumo

A espirometria é uma técnica de avaliação da função pulmonar utilizada na elucidação de hipóteses diagnósticas e no acompanhamento e quantificação de distúrbios pulmonares. Os estudos na área de espirometria e pneumologia pediátrica têm grande relevância, visto que, nos últimos anos as doenças respiratórias tem sido uma das principais causas de morbimortalidade infantil e principal fator de internação hospitalar entre as crianças no país. Assim, os objetivos do estudo foram quantificar as variáveis espirométricas de CVF, VEF1 e VEF1/CVF e relacionar o tipo de distúrbio com variáveis clínicas (histórico de fumo passivo, nível de dispnéia, presença de tosse e sibilância). O estudo foi realizado no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, a partir da análise de exames espirométricos realizados no período de junho de 2005 a julho de 2009, em crianças de 5 a 12 anos. Dos 61 exames realizados, 46 estavam completos e foram avaliados quanto aos sintomas e dados espirométricos. Utilizou-se nível de significância de 5% e análise pelos testes Qui-Quadrado e t de Student. A análise dos dados demonstrou que 37% dos indivíduos apresentavam distúrbio da função pulmonar. Destes, dez eram do tipo obstrutivo leve, seis obstrutivo moderado e um obstrutivo grave com redução da capacidade vital. Quanto à análise dos dados clínicos, o fumo passivo e os sintomas de tosse e sibilo tiveram apresentação semelhante entre os grupos (leve, moderado e grave), sem correlação entre as variáveis. Concluiu-se que o distúrbio obstrutivo leve é o mais freqüente entre as crianças com idade entre cinco e 12 anos. É possível afirmar ainda que a exposição ao fumo passivo e ocorrência de sintomas como tosse e sibilo não apresentaram associação significativa com a ocorrência de distúrbios da função pulmonar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-13

Como Citar

Coelho, F. T. E., Santos, P. C. dos, & Suzin, F. P. dos S. (2011). PERFIL ESPIROMÉTRICO E CLÍNICO DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/451

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)