COMPARAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQÜÊNCIA CARDÍACA ENTRE MULHERES COM E SEM DOENÇA DE CHAGAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO FÍSICO.

Autores

  • Wania da Silva Lopes
  • Silvana Marques de Araújo
  • Mônica Lúcia Gomes

Palavras-chave:

Pressão arterial, doença de Chagas, treinamento físico, mulher,

Resumo

Introdução: Os portadores de doença de Chagas freqüentemente apresentam a hipertensão arterial sistêmica (HAS) como a principal co-morbidade. Em indivíduos hipertensos com e sem doença de Chagas o controle de HAS geralmente é medicamentoso. Medidas alternativas de intervenção como o exercício físico aeróbico tem sido preconizado como a maneira mais efetiva para reduzir os níveis de pressão arterial. Objetivo: Comparar a pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres com e sem doença de Chagas submetidas a um programa de treinamento físico Métodos: Dezenove voluntárias divididas nos grupos G1 (nove com doença de Chagas) e G2 (dez sem doença de Chagas) foram submetidas a um programa de treinamento de 12 semanas, com duração de 30 a 60 minutos duas vezes por semana. A pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e a freqüência cardíaca (FC) foram comparadas dentro de cada grupo e entre os grupos no pré e pós-esforço no início (T0) e após 12 semanas (T12). Resultados: Após 12 semanas de treinamento físico diferenças significativas foram observadas em G1 para as variáveis PAS e PAD pré e pós-esforço e FC pré-esforço e em G2 para as variáveis PAS pré e pós-esforço e FC pós-esforço. Não houve diferença significativa entre G1 e G2 para as variáveis estudadas. Conclusão: O exercício físico de baixa intensidade reduz significativamente a pressão arterial de mulheres com doença de Chagas, pode ser realizado com segurança e inseri os pacientes com esta enfermidade na prática rotineira de exercícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-13

Como Citar

Lopes, W. da S., Araújo, S. M. de, & Gomes, M. L. (2011). COMPARAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQÜÊNCIA CARDÍACA ENTRE MULHERES COM E SEM DOENÇA DE CHAGAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO FÍSICO. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/437

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS