NÍVEIS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS NA FASE PRÉ-ESCOLAR DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE BARBALHA-CE, BRASIL.

Autores

  • RUBENS CÉSAR LUCENA DA CUNHA
  • SÁVIA MARIA DA PAZ OLIVEIRA LUCENA
  • KARINA OLIVEIRA MARTINHO
  • ESTÉLIO H. M. DANTAS

Palavras-chave:

avaliação, composição corporal, pré-escolares

Resumo

A composição corporal (CC) é um parâmetro que subsidia o acompanhamento de etapa de desenvolvimento e crescimento do indivíduo ao longo a vida. O objetivo deste estudo é analisar os níveis de composição corporal em crianças pré - escolares. A amostra foi composta por 51 crianças, na faixa etária de 2 a 7 anos da cidade de Barbalha - CE, submetidas às medidas de massa corporal (kg), estatura (cm), dobras cutâneas (mm) das regiões bicipital, tricipital, subescapular e supra-ilíaca e perimetria (cm) do braço, punho, abdôme, quadril, coxa e panturrilha dos lados direito e esquerdo. A análise dos dados utilizou programa estatístico SPSS versão 13.0 para estatística descritiva e inferencial, com nível de 5% de significância. Os resultados demonstraram que 58,8% das crianças avaliadas encontram-se com peso normal, 23,5% estão com sobrepeso, 15,7% na faixa de obesidade e 2% encontram-se abaixo do peso normal. Entre as crianças do sexo masculino, 53,6% estão com peso normal, 21,4% obesas e com sobrepeso e 3,6% está abaixo do peso. Nas do sexo feminino, 65,22% estão com o peso normal, 26,09% com sobrepeso e 8,7% estão obesas. Em relação à distribuição de gordura regional, constatou-se que as dobras tricipital e supra-ilíaca são os locais de maior predominância de gordura corporal entre os aferidos, tanto para o grupo completo quanto na análise por gênero, sendo os maiores valores médios encontrados no grupo feminino. Conclusão: O grau de obesidade e sobrepeso encontra-se elevados na amostra, em especial no grupo masculino; a predominância de depósito de gordura corporal encontra-se nas regiões triciptal e supra-ilíaca em ambos os sexos apresentando valores um pouco mais elevados no grupo feminino, o que pode sugerir uma tendência inicial para um acúmulo maior de gordura na região do tronco, sendo este um indicador  futuro risco cardíaco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

CUNHA, R. C. L. D., LUCENA, S. M. D. P. O., MARTINHO, K. O., & DANTAS, E. H. M. (2014). NÍVEIS DE COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CRIANÇAS NA FASE PRÉ-ESCOLAR DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE BARBALHA-CE, BRASIL. Fiep Bulletin - Online, 77(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4306

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>