UMA COMPREENSãO AXIOLóGICA DAS CARêNCIAS SóCIO-HISTóRICAS COMO UM PRESSUPOSTO BáSICO PARA UMA PROPOSIçãO DE ESTRATéGIAS DE MOBILIZAçãO SOCIAL DIRECIONADAS A PROFISSIONAIS VINCULADOS A ASSOCIAçõES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAçãO FíSICA (APEF'S)

Autores

  • ANA PAULA CUNHA PEREIRA
  • HERON BERESFORD

Palavras-chave:

Compreensão Axiológica, Estratégias de Mobilização Social, Associações de Profissionais de Educação Física

Resumo

Ao longo da história, as associações, ou movimentos associativistas, proporcionaram aos Homens alternativas para que estes pudessem superar as mais diversas dificuldades por eles encontradas e, no que diz respeito às profissões, tais movimentos também influenciaram positivamente o desenvolvimento das mesmas em diversos aspectos, principalmente, no âmbito legal.Entretanto, observa-se nestas entidades, assim como, nos movimentos sociais em geral, um desafio aparente no que diz respeito à mobilização de pessoas, ou seja, uma carência de co-participação entre os profissionais envolvidos nestas associações. Diante desta problemática, a essência do problema que deu origem a este estudo foi a dificuldade que os Profissionais de Educação Física, vinculados ás APEF's, apresentam em implantarem uma política de atuação com estratégias de mobilização social que contribuam para, democraticamente, co-participarem no planejamento, execução e avaliação de ações que tenham por objetivo atender aos interesses comuns e coletivos de tal classe ou categoria profissional. Assim, estabeleceu-se como objetivo desenvolver uma compreensão axiológica com base, somente, nos aspectos sócio-históricos que envolvem os Profissionais associados a uma APEF e, a partir das carências a estes relacionadas, estabelecer estratégias de mobilização social que permitam, pelo menos, minimizar a falta de co-participação de alguns deles no planejamento, execução e avaliação de ações que devem ser alcançadas e asseguradas de forma democrática no âmbito de tal Associação. As estratégias, foram baseadas na implementação de "eventos institucionais", ou seja, Congressos, Seminários, Simpósios, entre outros, que a partir de um modelo inovador, que considera a problematização de determinados vínculos, demonstrou uma possibilidade de minimizar a falta de participação dos Profissionais associados às APEF's. Isto porque o modelo inovador mencionado mostrou-se capaz de preencher as carências dos profissionais e por sua vez se constituir em um 'valor' para os mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

PEREIRA, A. P. C., & BERESFORD, H. (2014). UMA COMPREENSãO AXIOLóGICA DAS CARêNCIAS SóCIO-HISTóRICAS COMO UM PRESSUPOSTO BáSICO PARA UMA PROPOSIçãO DE ESTRATéGIAS DE MOBILIZAçãO SOCIAL DIRECIONADAS A PROFISSIONAIS VINCULADOS A ASSOCIAçõES DE PROFISSIONAIS DE EDUCAçãO FíSICA (APEF’S). Fiep Bulletin - Online, 77(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4223

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)