A RELAÇÃO ENTRE HIDROGINÁSTICA E O HOMEM IDOSO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS MOTIVOS QUE AFETAM SUA PARTICIPAÇÃO NESTA ATIVIDADE.

Autores

  • Aide Angelica de Oliveira
  • Gêrla Angelica Fonseca
  • Luciana Mesquita
  • Marziani Moura Mendes Guimarães

Palavras-chave:

hidroginástica, masculinidade, educação,

Resumo

Dentre, as muitas pesquisas voltadas aos motivos de ampliação do número de indivíduos idosos na sociedade, estão os benefícios do exercício físico atuando como um relevante recurso para minimizar os efeitos degenerativos provocados pelo processo de envelhecimento. Dentre as várias opções de exercícios físicos, existem os praticados na água, em especial a hidroginástica, atividade na qual tem sido a mais recomendada pela área médica atual. Buscando motivos pelos quais homens idosos preferem adotar uma presumida não participação desta atividade, uma vez que a condição geracional se iguala com as mulheres, sabe-se que as trajetórias sociais diferenciadas impostas pela sociedade, acabam por sua vez superando as diferenças biológicas próprias de cada sexo para justificar este quadro atual. Além disto, com o declínio da força e do poder, o homem apresenta maior fragilidade em relação às mulheres para se adequar com este novo momento da sua vida: o envelhecimento. Para esta pesquisa participaram 25 homens acima de 60 anos, praticantes de hidroginástica freqüentes duas vezes por semana. Foram utilizados questionários e entrevistas em que foram consideradas, questões sociais, culturais, estado civil e atividade profissional. Fazendo-se uma relação entre estudo empírico/ teórico, pode-se concluir, que a falta de informação, referente à atividade da hidroginástica por parte da população local e a falta de esclarecimento da parte médica, levam os homens a adotar uma postura pré-conceituosa devido à grande presença de mulheres praticantes. Mas todos em questão mudaram sua postura e atitude perante a prática e hoje se preocupam com a difusão, benefícios e a necessidade desta atividade para a população, uma vez que o local escolhido para o estudo, a atividade é oferecida gratuitamente. Repensar as relações de gêneros e o significado da masculinidade, pode trazer para o homem idoso uma melhoria na qualidade de vida para o envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-11

Como Citar

Oliveira, A. A. de, Fonseca, G. A., Mesquita, L., & Guimarães, M. M. M. (2011). A RELAÇÃO ENTRE HIDROGINÁSTICA E O HOMEM IDOSO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS MOTIVOS QUE AFETAM SUA PARTICIPAÇÃO NESTA ATIVIDADE. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/392

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS