ÚLCERA VENOSA EM USUÁRIOS ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES, EM NATAL/RN: CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E DE SAÚDE.

Autores

  • ONIELE OLIVEIRA DAS NEVES DEODATO
  • GILSON DE VASCONCELOS TORRES

Palavras-chave:

Úlceras Venosas, Hospital Universitário, Caracterização

Resumo

Pesquisa descritiva que objetivou identificar as características sociodemográficas e de saúde dos portadores de úlceras venosas (UV) atendidos no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), no município de Natal/RN. A população alvo foi composta por 40 portadores de UV, atendidos por angiologistas, no ambulatório de clínica cirúrgica deste hospital. O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Protocolo n.169/06). A coleta de dados foi realizada no ambulatório de clínica cirúrgica do HUOL, por meio de entrevista estruturada, observação nãoparticipante durante as trocas de curativos e consulta aos prontuários dos portadores de UV. Com este estudo, identificamos uma clientela de portadores de Uvs predominantemente feminina, em sua maioria numa faixa etária de até 59 anos, com baixo nível de escolaridade e de renda familiar, desocupada, apresentando histórias de insuficiência venosa, de TVP, de cirurgia venosa e de posição ortostática, com veias varicosas, cardiopatia, HAS e diabetes. A caracterização desta clientela poderá auxiliar no planejamento de uma assistência integral e resolutiva aos portadores de UV e seus familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

DEODATO, O. O. D. N., & TORRES, G. D. V. (2014). ÚLCERA VENOSA EM USUÁRIOS ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES, EM NATAL/RN: CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E DE SAÚDE. Fiep Bulletin - Online, 78(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3675

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.