ODONTOLOGIA DESPORTIVA: AVULSÃO DENTAL NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS E PROCEDIMENTOS DE REIMPLANTE, OS EDUCADORES SABEM O QUE FAZER PARA SALVAR O DENTE?

Autores

  • Luís Fernando Simoneti
  • Bruna Alves Furquim
  • José Paulo de Jesus
  • Fábio Campos Pires
  • José Marcos Squilace

Palavras-chave:

Avulsão dental, professores e práticas desportivas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi pesquisar o nível de conhecimento dos profissionais de educação física e educadores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Tangará da Serra-MT frente à avulsão dental e aos procedimentos de reimplante, despertando uma visão holística, através de informações, contribuindo para salvar o elemento dentário. Visto que as práticas desportivas nas escolas contribuem para um crescente aumento de casos de traumatismo dental, estes profissionais pesquisados estão intimamente relacionados as vítimas de avulsão dental e não possuem o conhecimento necessário para prestar os primeiros socorros e realizar o reimplante dental, não contribuindo para um prognóstico favorável. Foram entrevistados 130 professores, por meio de um questionário de múltipla escolha, enfocando os conhecimentos de socorro imediato nos casos de avulsão dental. Os dados demonstraram que 72% dos entrevistados não sabem o que é avulsão. A respeito do meio de armazenagem do dente avulsionado, o leite foi eleito por 30% dos pesquisados como melhor meio de armazenagem, porém o soro fisiológico é o mais indicado, sendo apenas escolhido por 7% dos entrevistados. 93% dos professores não seriam capazes de reimplantar o dente avulsionado corretamente, bem como não sabiam como pegar o dente, sendo que 50% pegariam o dente de qualquer forma, já que a forma mais indicada é pegá-lo pela coroa com 41% das respostas. Conclui-se que a maioria dos entrevistados desconhece a avulsão dental nas práticas desportivas e os procedimentos de reimplante, bem como a abordagem a vítima de avulsão. Os entrevistados ainda acham importante terem na sua formação acadêmica informações sobre o tema abordado, visto que a maioria nunca recebeu nenhuma informação que contribuísse para salvar o elemento dental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-12

Como Citar

Simoneti, L. F., Furquim, B. A., Jesus, J. P. de, Pires, F. C., & Squilace, J. M. (2011). ODONTOLOGIA DESPORTIVA: AVULSÃO DENTAL NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS E PROCEDIMENTOS DE REIMPLANTE, OS EDUCADORES SABEM O QUE FAZER PARA SALVAR O DENTE?. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/362

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)