AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO FÍSICO E ESTADO NUTRICIONAL DOS ESCOLARES DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL "CREMAÇÃO"- BELÉM, PARÁ, BRASIL- UM ESTUDO DE CASO.

Autores

  • May da Costa Mendonça
  • Renata Mendonça de Figueiredo
  • Dilma de Oliveira Leão
  • Mariela Ferreira de Santana
  • Lígia Gizely dos Santos Chaves

Palavras-chave:

Avaliação Nutricional, Crescimento Físico e Estatura,

Resumo

Esta pesquisa visa a registrar e avaliar as medidas antropométricas dos escolares da Unidade de Educação Infantil Cremação da SEMEC de Belém. É um estudo de caso realizado com 157 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 1 ano e 11 meses até 5 anos e 1 mês de idade. Para verificação do peso corporal, utilizou-se uma balança de plataforma digital portátil com capacidade de 100 kg, com precisão de 100 gramas, e uma fita métrica indeformável, com subdivisão 0,1 cm, para verificar a estatura. Os dados de estatura, idade e data do nascimento foram repassados para o meio eletrônico através do software Whoantro-2006/OMS. Para classificação do Estado Nutricional, utilizou-se como referência as curvas de crescimento infantil propostas pela OMS (WHO, 2006). De acordo com os resultados, identificou-se adequação de estatura para idade concentrada em 92,99% das crianças presentes e 6,37% de crianças com baixa estatura. O índice de peso para idade observado determinou que 94,26% das crianças apresentam peso adequado à idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-11

Como Citar

Mendonça, M. da C., Figueiredo, R. M. de, Leão, D. de O., Santana, M. F. de, & Chaves, L. G. dos S. (2011). AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO FÍSICO E ESTADO NUTRICIONAL DOS ESCOLARES DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL "CREMAÇÃO"- BELÉM, PARÁ, BRASIL- UM ESTUDO DE CASO. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/347

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.