A FISIOTERAPIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO: A MOCHILA ESCOLAR COMO FATOR DE RISCO PARA PROBLEMAS POSTURAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PRIVADA, NO MUNICÍPIO DE OSASCO, SÃO PAULO (S.P.), 2007.

Autores

  • PRISCILA DE CARVALHO
  • SORAYA GARCIA AUDI

Palavras-chave:

Mochilas escolares, Problemas posturais, Fisioterapia Preventiva

Resumo

Com o início do ano letivo; iniciam se as preocupações por parte dos pais/responsáveis pela compra de matérias e mochilas escolares, que para satisfazer o gosto da criança quanto à cor e a estampa da moda, não sabem que o fator mais importante não faz parte deste “kit de preocupações” que é a coluna vertebral dos estudantes. OBJETIVO: Verificar o nível de conhecimento dos pais/responsáveis com relação ao peso recomendado da mochila escolar utilizada por seus filhos, bem como a validação de um material educativo, para a prevenção de futuros problemas posturais pelo uso das mochilas. MATERIAIS E MÉTODOS: O estudo realizado é do tipo descritivo, transversal, realizado em uma Instituição de ensino da rede privada, no Município de Osasco (S.P.), cuja amostra composta por quarenta (n=40) pais/responsáveis por estudantes da 1ª a 4ª séries, responderam a um questionário com questões objetivas, que posteriormente foram utilizadas como variáveis. Os dados, após compilados, foram apresentados em tabelas e gráficos de freqüência simples, expressos em números e percentagens. Os aspectos éticos e legais foram observados. RESULTADOS: Observou se que 42,50% dos pais/responsáveis relatam que os filhos escolhem a mochila escolar, cujo critério adotado por 45,00% é a estampa; 67,50% acreditam que a mochila de carrinho seja a mais adequada mas, 55,00% relatam que seus filhos utilizam a mochila com as duas alças nas costas; 82,50% desconhecem a existência do “peso recomendado” ou Lei da Mochila N°2772/97 e, 97,50% acharam as informações contidas no material educativo (folder) muito importantes. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos sugerem elevado nível de desconhecimento dos pais/responsáveis com relação aos tipos de mochilas bem como aos problemas causados por seu uso; o folder como material educativo para aquisição de conhecimento e conscientização foi considerado válido pela sua importância, já que determinadas informações não estão disponíveis para a população, tornando o fisioterapeuta um profissional competente na promoção e proteção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE CARVALHO, P., & GARCIA AUDI, S. (2013). A FISIOTERAPIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO: A MOCHILA ESCOLAR COMO FATOR DE RISCO PARA PROBLEMAS POSTURAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA REDE PRIVADA, NO MUNICÍPIO DE OSASCO, SÃO PAULO (S.P.), 2007. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3179

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS