PERFIL DE MORBIDADE DOS USUÁRIOS DA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR DA PRH/UFRN.

Autores

  • LUCIANA EDUARDO FERNANDES SARAIVA
  • JULIANNY KARLA DE MOURA BRAGA
  • GILSON DE VASCONCELOS TORRES

Palavras-chave:

Morbidade, Saúde do Trabalhador, Assistência

Resumo

Estudo epidemiológico do tipo descritivo com abordagem qualitativa que objetiva conhecer o perfil de morbidade dos usuários atendidos no ambulatório da Divisão de Assistência à Saúde DSa, do Departamento de Assistência ao Servidor da UFRN, no ano de 2006. Os dados foram obtidos através do programa software Doctores Office, existente na DSa, exportados para o Microsoft Excel 2003, e analisados pelo Epi-Info versão 6.0. Foram realizados 4.716 atendimento ano, com predomínio de usuários servidores (49,9%), seguido de dependentes (44,7%) e estudante (5,4%). A maioria dos usuários da DSa são do sexo masculino, casados, com faixa etária entre 20 a 59 anos, cor branca, natural da capital e apresentam ocupação profissional compatível com nível médio de escolaridade. Os cinco primeiros grupos de doenças do CID-10, evidentes no estudo, para a população geral, de foram: doenças do aparelho geniturinário, do aparelho circulatório, infecto-parasitária, endócrino e nutricionais, e por último às do sistema osteomuscular. Neste sentido, consideramos a existência de dois perfis de morbidade distintos, onde temos de um lado os servidores com idade média de 43 a 59 anos, com prevalência do sexo feminino e das doenças crônico degenerativas. Do outro lado a população de dependentes e estudantes em que a idade média está abaixo dos 30 anos, apresenta maior predomínio do sexo masculino e as doenças prevalentes são as de caracterização agudo. Portanto conhecermos o perfil dos usuários do DAS, coloca em evidência a necessidade de intervir politicamente para transformação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SARAIVA, L. E. F., BRAGA, J. K. D. M., & TORRES, G. D. V. (2013). PERFIL DE MORBIDADE DOS USUÁRIOS DA DIVISÃO DE ASSISTÊNCIA A SAÚDE DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO SERVIDOR DA PRH/UFRN. Fiep Bulletin - Online, 79(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3095

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>