EFEITOS DE UM PROGRAMA DE NATAÇAO, COM E SEM NADADEIRAS, NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE JOVENS PORTADORES DA SINDROME DE DOWN.

Autores

  • Fabrício Madureira Barbosa
  • Wanessa Ysis Garcez de Souza
  • Rodrigo Pereira da Silva
  • Marcel Rocha
  • Dilmar Pinto Guedes Junior

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Natação, Aprendizagem,

Resumo

A obesidade é hoje uma patologia que afeta vários países, sendo considerada um risco para a saúde. Os jovens com Síndrome de Down (SD) têm maiores chances de se tornarem obesos em relação à população geral, em função das suas características físicas e cognitivas, portanto, programas de atividade física com esta população devem ser elaborados e testados para que possibilitem um maior gasto calórico diário. Objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos de um programa de natação, com e sem nadadeiras, na aprendizagem do nado crawl e composição corporal de jovens portadores da Síndrome de Down. O grupo avaliado foi formado por 7 jovens portadores da (SD), com idade entre 15 e 32 anos que foi submetido a um programa de aula de natação com duração de três meses, com freqüência de 3 vezes por semana, com duração de 50 minutos cada e eram divididas em 5 séries de 10 minutos, sendo estes compostos por: flutuação, respiração, ritmo, equilíbrio e deslocamento. Para a análise da composição corporal foi utilizado o protocolo de Pollock (1993). Já para a análise da aprendizagem motora aplicou-se a tabela de prontidão aquática de Langendorfer e Bruya (1995). Diante das variáveis estudadas foram observadas melhoras na aprendizagem motora, entretanto, para a composição corporal nenhuma evolução foi verificada com o programa proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-07

Como Citar

Barbosa, F. M., Souza, W. Y. G. de, Silva, R. P. da, Rocha, M., & Junior, D. P. G. (2011). EFEITOS DE UM PROGRAMA DE NATAÇAO, COM E SEM NADADEIRAS, NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE JOVENS PORTADORES DA SINDROME DE DOWN. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/301

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)