CORRELAÇÃO DO EXERCÍCIO AERÓBIO REALIZADO EM DIFERENTES DURAÇÕES COM AS RESPOSTAS PRESSÓRICAS DE INDIVÍDUOS HIPERTENSOS.

Autores

  • Leonardo Alarcon M. R. Campos(1,2)

Palavras-chave:

Hipertensão, Exercício aeróbio, Hipotensão pós-exercício, Magnitude, Duração,

Resumo

Introdução: É consenso na literatura científica que o exercício físico, principalmente o aeróbio, é uma forma bastante eficaz no tratamento não-medicamentoso da hipertensão. O presente estudo busca identificar se o exercício aeróbio realizado por um maior período de tempo potencializa a magnitude e/ou a duração da hipotensão pós-exercício (HPE). Materiais e Métodos: Foram analisados 5 (cinco) voluntários hipertensos (50,2±5,3 anos) durante 22h em três dias não-consecutivos: controle (DC), após uma sessão contínua de 30 minutos (EC30) e após uma sessão contínua de 60 minutos (EC60). Resultados: Nos dias em que o grupo realizou o exercício houve HPE significativa apresentando os seguintes valores: até 15,2 mmHg (EC30) e 24,4 mmHg (EC60) para PAS e, 6,8 mmHg após o EC30 e 9,2 mmHg após o EC60 para PAD. Discussão: Conforme os resultados, a sessão de exercício mais longa proporcionou uma maior magnitude de HPE em relação ao exercício mais curto. Conclusão: O exercício aeróbio de 60 minutos potencializa a magnitude da HPE em relação ao de 30 minutos, mas não proporciona efeito adicional em sua duração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-06

Como Citar

Campos(1,2), L. A. M. R. (2011). CORRELAÇÃO DO EXERCÍCIO AERÓBIO REALIZADO EM DIFERENTES DURAÇÕES COM AS RESPOSTAS PRESSÓRICAS DE INDIVÍDUOS HIPERTENSOS. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/294

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS