ESTIMATIVA DE GASTO ENERGÉTICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO.

Autores

  • André Luís Normanton Beltrame

Palavras-chave:

Gasto energético, Educação física e Escolares

Resumo

Introdução: O sedentarismo por si só responde anualmente por aproximadamente dois milhões de mortes por todo o mundo. Objetivo: Analisar, os aspectos relacionados à composição corporal (IMC e RCQ) e estimativa de gasto energético nas aulas de educação física em escolares de 11 a 13 anos, do sexo masculino, pertencentes a 6 escolas públicas, 4 com o sistema de inclusão (I) e 2 com o ensino especial (E.E), ambas de baixa renda na cidade de Ceilândia, Distrito Federal - Brasil. Metodologia: Uma amostra de 38 alunos, sendo, 18 do ensino inclusivo e 20 do ensino especial foram estudados durante uma semana normal de educação física escolar. Nos procedimentos estatísticos, estudo do tipo descritivo, utilizou-se a análise de variância ANOVA, e o teste de Scheffé para comparações entre grupos. Critério estabelecido para valores de p<ou =a 0,05 (5%). Resultados: O IMC e a RCQ não teve diferenças significativas p.07 entre os sistemas de ensino. Valores de estimativa de gasto energético tiveram resultados estatisticamente significativos demonstrando um maior número de atividades físicas vigorosas e moderadas no (I) (p.0.42) em detrimento ao (E.E) com atividades leves na sua maioria. Conclusão: O estudo observou níveis de atividade física abaixo dos valores considerados necessários para o grupo dos estabelecimentos de ensino especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-06

Como Citar

Beltrame, A. L. N. (2011). ESTIMATIVA DE GASTO ENERGÉTICO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES SISTEMAS DE ENSINO. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/284

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS