IMPLANTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL: UM ESTUDO DE CASO DO PERFIL DE MAGISTRADOS/SERVIDORES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 19ª REGIÃO DE ALAGOAS.

Autores

  • CASSIO HARTMANN
  • SANDRA ANTUNES ROCHA HARTMANN
  • ARNALDO TENÓRIO DA CUNHA JÚNIOR
  • GILDASIO JOSÉ DOS SANTOS
  • ESTÉLIO HENRIQUE MARTIN DANTAS

Palavras-chave:

Ginástica Laboral, Perfil, LER

Resumo

A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais. Para (HARTMANN et ali, 2008). O Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas 19º Região preocupado com o bem estar do homem, em todos os seus aspectos, procura proporcionar mecanismos de respostas que previnam e minimizem as conseqüências dos mais diversos vícios posturais, das lesões ocupacionais por esforço repetitivo (LER), que são estruturas degenerativas e cumulativas precedidas de alguma dor ou incômodo e ainda os distúrbios relacionados ao trabalho (DORT), visto que somos conscientes que o corpo não pode ser separado da mente, pois ele só estará completo e em harmonia plena, se estiver funcionando perfeitamente como um todo, num conjunto inseparável. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil dos magistrados/servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região de Alagoas. Metodologia: A amostra constituiu-se de 156 magistrados/servidores do Prédio Pontes de Miranda em Maceió-AL. Destes, 82 são do sexo masculino representando 53% e 74 do sexo feminino representando 47%. Dos 156 servidores que responderam aos questionários 82 são de uma faixa etária entre 20 a 64 anos de idade; com média=41,34 anos e 74 são de uma faixa etária entre 25 e 62 anos de idade; com média=39,95 anos. Após análise e discussão dos resultados constatou-se que os magistrados/servidores do Tribunal Regional do Trabalho 19ª Região de Alagoas estão dentro das normas internacionais quando comparados com a tabela de flexibilidade, segundo o (AMERICAN MEDICAL ASSOCIATINON, 1995) já com relação a variável força de preensão manual os mesmos precisam da intervençao da ginástica laboral, para que possa melhor o nível de força manual. Sugere-se um programa de ginástica laboral aonde se dê enfase a força e a flexibilidade da articulação de punho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

HARTMANN, C., HARTMANN, S. A. R., JÚNIOR, A. T. D. C., SANTOS, G. J. D., & DANTAS, E. H. M. (2013). IMPLANTAÇÃO DA GINÁSTICA LABORAL: UM ESTUDO DE CASO DO PERFIL DE MAGISTRADOS/SERVIDORES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 19ª REGIÃO DE ALAGOAS. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2785

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>