REDUÇÃO DA SENSAÇÃO DE DOR CORPORAL POR MEIO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM FUNCIONÁRIAS DE UMA CONFECÇÃO DE ROUPAS NA CIDADE DE JOINVILLE/ SC.

Autores

  • M. G. P. ABRÃO
  • G. G. PEDRO
  • F. F. BRASILINO
  • P. J.C. MORALES

Palavras-chave:

alongamento, exercícios localizados, sensação de dor

Resumo


As ações repetitivas em longo prazo no ambiente laboral podem aumentar a incidência de dores localizadas ou referidas. A atividade física direcionada de forma sistemática e orientada parece mostrar um recurso ao alcance de todo o trabalhador, que por sua vez se munindo de informações e atitude, pode se beneficiar de um tratamento preventivo para se precaver de afecções relacionadas à atividade laboral. E por meio deste problema que foi realizado uma pesquisa com funcionárias de uma confecção de roupas na cidade de Joinville/SC, cujo objetivo da pesquisa foi à redução da sensação de dor corporal por meio de exercícios físicos. A pesquisa foi composta por amostra de 17 indivíduos do sexo feminino com idade média de 46,76±10,07 anos, divididas por subgrupos, casadas (n=13) e divorciadas (n=4), costureiras (n=12) e revisoras (n=5). Além das análises dos perfis antropométricos aplicou-se a escala CR-10 de Borg para interpretação subjetiva da dor. Utilizou-se análise descritiva e nível de significância (p<0,05) no test t de Student. Foram desenvolvidas atividades como exercícios localizados de baixa intensidade direcionados ao aumento da irrigação sanguínea e retorno venoso além de diminuir a tensão muscular utilizando alongamentos estáticos. Verificou-se em análise que a diferenças entre a intensidade da dor nas casadas (3,00 ±1,95) e divorciadas (3,25±1,26) foi de 44,87% (p<0,05) para casadas e 62% (p<0,05) para as divorciadas, sendo maior redução para divorciadas. Revisoras (4,2±2,28) e costureiras (2,58±1,36) redução de 42,86% para revisoras e 53,23% (p<0,05) para costureiras, sendo as costureiras relatadas maior redução.  A redução da dor na amostra total investigada foi de 49,04% entre pré e pós-teste (p<0,05). Constatou-se que o grupo total diminuiu as sensações de dor, sendo as divorciadas e as costureiras as mais beneficiadas, relatando melhor resposta a diminuição da dor por meio das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

ABRÃO, M. G. P., PEDRO, G. G., BRASILINO, F. F., & MORALES, P. J. (2013). REDUÇÃO DA SENSAÇÃO DE DOR CORPORAL POR MEIO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM FUNCIONÁRIAS DE UMA CONFECÇÃO DE ROUPAS NA CIDADE DE JOINVILLE/ SC. Fiep Bulletin - Online, 83(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2784

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS