PREVALÊNCIA DE DOR E DESCONFORTO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE TRABALHADORES DO SETOR ADMINISTRATIVO DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PORTO ALEGRE, RS.

Autores

  • Lisiane da Silva Pereira
  • João Carlos Jaccottet Piccoli
  • Jacinta Sidegun Renner

Palavras-chave:

Desconforto e dor, Atividade física, Qualidade de Vida no Trabalho,

Resumo

Este estudo de natureza descritiva, de corte transversal, que verificou a prevalência de desconforto e dor e o nível de atividade física de trabalhadores na faixa etária de 18 a 59 anos do setor administrativo de empresas públicas e privadas de Porto Alegre, RS. Foram utilizados o diagrama de Corlett e Bishop e o IPAQ versão curta na coleta dos dados. A amostra foi composta por 50 trabalhadores de 18 a 59 anos (23 de empresas privadas e 27, de empresas públicas). Os dados foram analisados através da estatística descritiva, teste “t” de Student e o teste não-paramétrico de Mann-Whitney (? = 0,05). A amostra classificou-se insuficientemente ativa(58%). As mulheres apresentaram índices mais significativos de desconforto e dor do que os homens no lado direito e nos segmentos do ombro, punho, antebraço, perna, pé e tornozelos, pescoço e região cervical (p<0,05).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-06

Como Citar

Pereira, L. da S., Piccoli, J. C. J., & Renner, J. S. (2011). PREVALÊNCIA DE DOR E DESCONFORTO E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE TRABALHADORES DO SETOR ADMINISTRATIVO DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE PORTO ALEGRE, RS. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/278

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>