ÍNDICES DA COMPOSIÇÃO CORPORAL RELACIONADOS À APTIDÃO FÍSICA PARA SAÚDE EM MULHERES ADULTAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO.

Autores

  • Gabriel Andrade Paz
  • Marianna de Freitas Maia
  • Vicente Pinheiro Lima

Palavras-chave:

Composição corporal, Percentual de gordura, Índice de massa corporal,

Resumo

A composição corporal é considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde, devido às relações existentes entre gordura corporal e alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde (ACSM, 2007). O objetivo do estudo foi comparar e correlacionar medidas estimadas de percentual de gordura corporal (%GC) pelo índice de massa corporal (IMC) para com medidas de circunferência de cintura (CC), índice cintura quadril (ICQ) e IMC. A amostra foi composta por 83 mulheres adultas moradores da zona oeste do Rio de Janeiro com média de 27,59 ± 8,86 anos de idade. Para determinar a distribuição de gordura corporal foram utilizadas as equações de estimativa do %GC, por IMC e idade, conforme proposta de Deurenberg et al. (1991) (%GD) e Lean et al. (1996) (%GL). Utilizou-se a fórmula massa/estatura2 para o cálculo do IMC e as medidas de ICQ e CC de acordo com as referências da WHO (1998). O IMC, CC e ICQ apresentaram valores considerados normais, todavia %GD e %GL caracterizaram risco para a saúde, sendo observadas diferenças significativas entre essas duas medidas pelo teste de Wilcoxon. A correlação de Pearson(r) foi forte positiva entre %GL e IMC (r= 0,939) e %GD com IMC (r= 0,950), entre CC com %GL e %GD a correlação foi moderada, já entre ICQ para com %GL e %GD a correlação foi fraca. Como visto as equações de %GD e %GL tiveram forte correlação positiva justamente com IMC, possibilitando a utilização das mesmas, juntamente com os valores de IMC para verificar dados antropométricos, composição corporal e risco para saúde. Entretanto os níveis mais fracos na correlação do ICQ e CC para com %GD e %GL, não permitem propor o uso dessas equações com essas variáveis para verificar as condições supracitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-06

Como Citar

Paz, G. A., Maia, M. de F., & Lima, V. P. (2011). ÍNDICES DA COMPOSIÇÃO CORPORAL RELACIONADOS À APTIDÃO FÍSICA PARA SAÚDE EM MULHERES ADULTAS DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. Fiep Bulletin - Online, 81(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/277

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.