JOGOS TRANSFORMADOS E RECRIADOS: UMA ANALISE ATRAVÉS DAS CATEGORIAS FUNDAMENTAIS PREDOMINANTES NAS ATIVIDADES LÚDICAS CONCEITUADA POR CAILLOIS

Autores

  • Rosemeire Dias de Oliveira
  • Robson Alex Ferreira

Palavras-chave:

Jogo, Transformação, Recriação

Resumo

Por ser uma atividade culturalmente humana, o homem inventa e reinventa jogos e se diverte com eles desde que se tem conhecimento de sua existência. O objetivo desse trabalho é de analisar o processo de transformação e recriação do jogo que pode ocorrer dentro do contexto escolar nas aulas de educação física, e verificar se após o processo de recriação e transformação, as características desse jogo são modificadas? Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por alunos do 1º ano do ensino médio da EE. Joaquim Abarca. Para analisar o jogo, seu processo de transformação e recriação foi elaborado três situações de aprendizagem para ser trabalhadas com os alunos. A análise do jogo transformado e recriado pelos alunos, foi realizada através das categorias fundamentais predominantes nas atividades lúdicas que são conceituadas por caillois (1990): agôn (jogos de competição), alea (jogos de sorte), mimicry (jogos de simulacro) e ilinx (jogos de vertigem), e nos 5 critérios ( 1 -jogo como fim e como meio; 2 – valores cooperativos; 3 – valorização da criatividade; 4 – Inclusão e respeito as diferenças), a ser respeitados pelos professores de Educação Física ao trabalhar os jogos nas escolas. (DOLIO, 2011). Dentre todos os jogos elaborados e vivenciados pelos alunos fizemos uma analise das características do jogo “queimada inteligente” transformada e recriadas pelos alunos. A queimada tradicional se caracteriza num jogo com características “agôn”, após a sua recriação “Queimada Inteligente”, a característica “agôn” dá espaço para outra característica o “Alea” jogo da sorte. Após a análise, concluímos que o processo de transformação e recriação do jogo que ocorre dentro do contexto escolar nas aulas de educação física, podem trazer grandes benefícios para os participantes. Como podemos observar as características iniciais dos jogos transformados e recriados são alteradas, tanto no processo como produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

de Oliveira, R. D., & Ferreira, R. A. (2012). JOGOS TRANSFORMADOS E RECRIADOS: UMA ANALISE ATRAVÉS DAS CATEGORIAS FUNDAMENTAIS PREDOMINANTES NAS ATIVIDADES LÚDICAS CONCEITUADA POR CAILLOIS. Fiep Bulletin - Online, 82(1). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/2469

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS