ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA UERJ SINALIZAM UM VIÉS DE APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE EXTERNA PARA COM A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA.

Autores

  • Elisa Maria Jardim da Costa de Rezende

Palavras-chave:

Educação, Extensão universitária, Ginástica Rítmica,

Resumo

Este trabalho visa oferecer um diagnóstico das atividades de extensão no Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que tem participado intensamente do processo de consolidação da extensão universitária como prática acadêmica. Utilizando-se de inúmeros programas, projetos e atividades, o Instituto de Educação Física e Desportos vem fomentando a interação da Universidade com a comunidade externa. Visando o melhor entendimento e compreensão da potencialidade da extensão tornam-se necessários mecanismos que possam avaliá-la e organizá-la a partir dos resultados e dos impactos produzidos. Como Coordenadora do LAMGRES – Laboratório Multidisciplinar de Ginástica Rítmica com foco em Educação e Saúde do IEFD/UERJ, temos fomentado a prática de atividades de extensão, principalmente pela sua interação entre as comunidades interna e externa. Uma dessas atividades é o subprojeto "Palestras com oficina". Recebendo profissionais das diversas áreas afins e com a colaboração de integrantes de projetos sociais de impacto, essa atividade vem conquistando crédito e a confiança da comunidade externa. Entre os muitos objetivos dessa atividade, destacam-se aqueles que, de forma mais nítida, explicitam o compromisso acadêmico e social da Universidade. Deve dar especial atenção às oportunidades que oferecem aos graduandos para ação e reflexão em torno de questões da Educação Física em sintonia constante às reais necessidades e interesses das comunidades em que estão contextualizados. Dessa forma, é importante que as atividades desenvolvidas estabeleçam com a maior clareza possível os limites do campo de experiência, de modo a permitir aos participantes a nítida identificação dos objetivos da atividade, favorecendo a avaliação dos resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Rezende, E. M. J. da C. de. (2011). ATIVIDADES EXTENSIONISTAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA UERJ SINALIZAM UM VIÉS DE APROXIMAÇÃO DA COMUNIDADE EXTERNA PARA COM A UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/238

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS