ANÁLISE DOS RISCOS CORONARIANOS EM MULHERES FUNCIONÁRIAS PÚBLICAS FEDERAIS DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU – RJ, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE YOGA, ATRAVÉS DA RELAÇÃO CINTURA QUADRIL (RCQ).

Autores

  • André Gustavo Barros Monteiro
  • Daniela Moreira Alves

Palavras-chave:

Riscos Coronarianos, Funcionárias Públicas, Yoga,

Resumo

Cada vez mais cresce o número de mortes devido às doenças coronarianas. O surgimento dessas doenças pode ocorrer devido a vários motivos, um deles é a obesidade. Praticar atividades físicas como Yoga e manter hábitos saudáveis podem ser recursos de prevenção válidos para que essas doenças não se apresentem durante nossa vida. O estudo teve como objetivo analisar os riscos coronarianos de mulheres funcionárias públicas praticantes e não praticantes de Yoga através da RCQ. Foram aferidos os perímetros da cintura e do quadril de 31 mulheres, com faixa etária que varia de 29 a 61 anos. Os resultados demonstram que as funcionárias praticantes de Yoga apresentam menores riscos de desenvolverem algum tipo de doença coronariana se comparadas com as funcionárias que não praticam a atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Monteiro, A. G. B., & Alves, D. M. (2011). ANÁLISE DOS RISCOS CORONARIANOS EM MULHERES FUNCIONÁRIAS PÚBLICAS FEDERAIS DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU – RJ, PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE YOGA, ATRAVÉS DA RELAÇÃO CINTURA QUADRIL (RCQ). Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1913

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS