APRENDIZAGEM HÁBIL-MOTORA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE OBSERVAÇÃ?O E REFERÊNCIAS DA ESTIMULAÇÃ?O CORTICAL VIA SINTETIZAÇÃ?O FÃ"TICA E AUDITIVA: UMA ABORDAGEM DOS NEURôNIOS-ESPELHO.

Autores

  • R.C. Lopes
  • C.J. Santana
  • V.F Silva

Palavras-chave:

aprendizagem hã¡bil-motora, neurã´nios-espelho, estimulaã§ã£o cortical,

Resumo

Objetivo: Verificação da possibilidade teórica de que a aprendizagem de uma habilidade motora possa decorrer da observação de outros praticantes e ser intensificada em função de um protocolo de sensitização de ondas corticais via estimulação cortical. Métodos: A amostra constituída por quinze crianças, ambos os gêneros, faixa etária entre quatro a cinco anos, divididas aleatoriamente em três grupos. Praticaram um treinamento motor conforme teoria dos neurônios-espelho. Foi realizado eletroencefalograma (pré e pós-testes) e observada a performance motora dos grupos. Os dados foram analisados por estatística descritiva (média e desvio padrão) e estudados utilizando-se instrumentos estatísticos, no modelo inferencial, com análises de variância do tipo paramétrico (Anova) e não paramétrico (Kruskall Wallis). Resultados: Observou-se que na Fase de Aquisição e Transferência, os grupos obtiveram melhora na performance motora pela diminuição na média de erros absolutos e equilíbrio nas ondas corticais. Os valores não foram estatisticamente significativos. Conclusão: A hipótese investigada na abordagem dos neurônios-espelho, associada à estimulação cortical, demonstrou aumento na performance global dos grupos melhorando o desempenho, a agilidade e a capacidade hábil-motriz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Lopes, R., Santana, C., & Silva, V. (2011). APRENDIZAGEM HÁBIL-MOTORA ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE OBSERVAÇÃ?O E REFERÊNCIAS DA ESTIMULAÇÃ?O CORTICAL VIA SINTETIZAÇÃ?O FÃ"TICA E AUDITIVA: UMA ABORDAGEM DOS NEURôNIOS-ESPELHO. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1826

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS