PERFIL DO ESTÁGIO MATURACIONAL DE TRÊS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 4 A 6 ANOS PRATICANTES DE TAEKWONDO.

Autores

  • Robert Adriano Silva
  • Ana Cecília Oliva Abreu

Palavras-chave:

fundamentais de movimento, taekwondo

Resumo

Entre os 2 aos 7 anos é possível observar no desenvolvimento motor infantil a aquisição dos padrões fundamentais de movimento, sendo que para uma boa qualidade destes padrões a criança precisa estar mais próxima possível do estágio maduro. O objetivo desta pesquisa é identificar o estagio maturacional dos padrões de movimento da caminhada orientada, do salto horizontal e do ato de receber de crianças entre 4 a 6 anos praticantes da atividade taekwondo. Trata-se de uma pesquisa descritiva que tem como amostra 27 crianças de 4anos, 41 de 5 anos e 32 de 6 anos praticantes de taekwondo integrantes de 12 escolas de educação infantil e 6 academias das cidades de Belo Horizonte e Contagem/MG. Foi realizada uma avaliação do nível maturacional dos padrões de movimento (caminhar, saltar e receber)de acordo com Gallahue e Ozum (2005). O tratamento de dados foi feito através da estatística descritiva. Observou-se como resultado, com exceção do grupo de crianças de 4 anos nos padrões de movimento de saltar e receber que se apresentaram no estágio inicial, todas as outras crianças deste estudo estão no estagio maturacional referente àsua idade ou encontra-se em um estágio superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Silva, R. A., & Abreu, A. C. O. (2011). PERFIL DO ESTÁGIO MATURACIONAL DE TRÊS PADRÕES FUNDAMENTAIS DE MOVIMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 4 A 6 ANOS PRATICANTES DE TAEKWONDO. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1824

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS