DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS NUTRICIONAIS: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS, SALTO CHUTE E ARREMESSO.

Autores

  • Hugo Martins Teixeira
  • Rômulo Falcão Marba
  • Mário de Nazaré Moreira Cardoso
  • Luiz Carlos Acácio Barbosa
  • Ricardo Figueiredo Pinto

Palavras-chave:

Estado Nutricional, Desenvolvimento motor, Escolares,

Resumo

A presente investigação propôs analisar o desempenho motor de escolares entre 7 e 10 anos da rede pública do município Araguaína - To em diferentes estágios nutricionais. Para a obtenção dos índices nutricionais, adotou-se os critérios de Warterlow (1976 -1977) empregando como padrão de referencia o NCHS e utilizando - se do programa de avaliação do estado nutricional em pediatria (PED2000). Na avaliação do desempenho motor dos escolares, nos seus aspectos qualitativos, os padrões fundamentais de movimento foram realizados seguindo a matriz de análise dos padrões fundamentais de movimento proposto por Gallahue (1994). Na análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, calculando-se a média e desvio padrão. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar grupos em dados qualitativos. Participaram da pesquisa 398 escolares, sendo, 47,74 % (n=190) do gênero masculino e 52,26% (n=208) do gênero feminino, 8,48 % da população total. Considerando a característica individual do estado nutricional com relação ao desempenho motor, no presente estudo foi visualizado uma superioridade dos índices de maturação dos escolares do gênero masculino em detrimento dos escolares do gênero feminino em todos os movimentos investigados, e superioridade no desempenho dos movimentos de escolares em situação de adequação nutricional (eutróficos) nos fundamentos salto na horizontal e arremesso, diferentemente ao movimento fundamental chute em que foi visualizado uma superioridade dos índices de maturação de escolares do gênero masculino em situação de risco nutricional e escolares do gênero feminino em situação de distúrbio nutricional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Teixeira, H. M., Marba, R. F., Cardoso, M. de N. M., Barbosa, L. C. A., & Pinto, R. F. (2011). DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS NUTRICIONAIS: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS, SALTO CHUTE E ARREMESSO. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1738

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.