ANÁLISE BIOQUÍMICA DO FERRO SÉRICO E HEMOGLOBINA PARA O DIAGNÓSTICO DA ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS QUILOMBOLAS DE 3 A 6 ANOS DE IDADE DO ESTADO DO AMAPÁ – AP.

Autores

  • Nahon de Sá Galeno
  • Mara Rosana Nazaré Souza dos Santos
  • Liliane Tobelem da Silva Queiroz
  • Ruy Jornada Krebs
  • Ricardo Figueiredo Pinto

Palavras-chave:

Anemia ferropriva, Crianças quilombolas, Deficiência de ferro

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência da anemia ferropriva em crianças quilombolas na faixa etária de 3 a 6 anos idade, em cinco comunidades quilombolas do Estado do Amapá, através da dosagem de hemoglobina e confirmada pela dosagem da concentração do ferro sérico. Foram estudadas 86 amostras de sangue de crianças quilombolas de ambos os sexos. Das 86 amostras estudadas, 66% das crianças pesquisadas apresentaram anemia ferropriva, esse resultado está diretamente relacionado com a condição de vida dessas crianças, que vivem em comunidades carentes distantes da capital do estado. Esse foi o primeiro estudo realizado no estado do Amapá onde se avaliou o índice de anemia ferropriva em crianças quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Galeno, N. de S., Santos, M. R. N. S. dos, Queiroz, L. T. da S., Krebs, R. J., & Pinto, R. F. (2011). ANÁLISE BIOQUÍMICA DO FERRO SÉRICO E HEMOGLOBINA PARA O DIAGNÓSTICO DA ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS QUILOMBOLAS DE 3 A 6 ANOS DE IDADE DO ESTADO DO AMAPÁ – AP. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1689

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>