PERFIL AUDIOLÓGICO EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE SETE A DEZ ANOS DA ESCOLA VISCONDE DE MAUÁ ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DO SESI-DR/AMAPÁ EM 2009.

Autores

  • Rodrigo Lima Coimbra
  • Sheila Cristina Cunha Maués
  • Fábio Rangel Freitas da Silva
  • Ruy Jornada Krebs
  • Ricardo Figueiredo Pinto

Palavras-chave:

Perda auditiva infantil, Amazônia, Brasil

Resumo

O presente estudo promove um levantamento da casuística de perda auditiva evidenciada num grupo de alunos na faixa etária de sete a dez anos de idade da Escola Barão de Mauá – SESI-DR-AP, realizado em 2009 a partir de um processo de rastreamento promovido pelo Serviço Médico da Clínica de Fonoaudiologia institucional. O trabalho teve como ponto de partida um processo de sensibilização junto aos pais ou responsáveis dos alunos e a tomada de consentimento dos mesmos. Os dados foram extraídos, consolidados e analisados, objetivando quantificar e caracterizar a perda auditiva, além de avaliar a correlação entre a lesão e o uso continuado de fones de ouvido. Foram observadas 369 crianças, evidenciando-se uma elevada ocorrência de casos (86/369) e a efetiva associação entre o uso de fones de ouvido com a casuística em 97,7% dos casos. Identifica-se, portanto, que o problema se apresenta em dimensões significativas e sugere a necessidade da implementação de modelos avançados de rastreamento para minimizar o impacto desse agravo na população, em especial em crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Coimbra, R. L., Maués, S. C. C., Silva, F. R. F. da, Krebs, R. J., & Pinto, R. F. (2011). PERFIL AUDIOLÓGICO EM CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE SETE A DEZ ANOS DA ESCOLA VISCONDE DE MAUÁ ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DO SESI-DR/AMAPÁ EM 2009. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1685

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>