ANÁLISE DA LATERALIDADE CRUZADA E INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM INICIANTES DE BASQUETEBOL NO SESI EM IPATINGA - MG.

Autores

  • Danilla Teixeira de Oliveira
  • Vanderléia Maria de Faria
  • Marilane de Cáscia Silva Santos

Palavras-chave:

Lateralidade, Basquetebol, Habilidades Motoras

Resumo

O presente estudo teve como objetivo, analisar o perfil de 30 alunos, iniciantes de basquetebol quanto sua dominância lateral. Onde, todos os indivíduos eram do sexo masculino, com faixa etária de 10 a 14 anos e inseridos no Programa Atleta do Futuro na Unidade do Sesi em Ipatinga MG. Foi utilizado com instrumento o protocolo de Negrine (1986), composto por nove atividades, sendo três para cada segmento: mão, pé e olho. Os resultados encontrados dos 30 alunos avaliados, foram: 30% apresentam Lateralidade Cruzada, 64% são destros e 6% canhotos. Sendo assim, tanto os alunos que apresentam a Lateralidade Cruzada, os destros e os canhotos apresentam habilidades motoras necessárias ao basquetebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-01-03

Como Citar

Oliveira, D. T. de, Faria, V. M. de, & Santos, M. de C. S. (2011). ANÁLISE DA LATERALIDADE CRUZADA E INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR EM INICIANTES DE BASQUETEBOL NO SESI EM IPATINGA - MG. Fiep Bulletin - Online, 81. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/168

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)