MELHORA DA FUNCIONALIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA APÓS APLICAÇÃO DA TERAPIA INDUZIDA POR CONTENSÃO (TCI) EM UM PACIENTE HEMIPARÉTICO.

Autores

  • Elzira D'santiago Marciano
  • Jasiara Carla de Oliveira
  • Marjose de Assis Honório
  • Fernanda Granja Ferreira Melo
  • Laila Cristina Moreira Damazio

Palavras-chave:

Terapia Induzida por contensão, AVE

Resumo

Introdução: A terapia induzida por contensão (TCI) é uma técnica que tem sido aplicada com grande sucesso na reabilitação do membro superior parético de pacientes acometidos por acidente vascular encefálico (AVE). Objetivo: Avaliar a melhora na qualidade de vida, de pacientes hemiparéticos tratados pela TCI. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso com uma paciente de 53 anos de idade, gênero feminino apresentando uma hemiparesia á esquerda. A paciente foi submetida ao protocolo da TCI, que tem duração de 2 semanas, primeiramente por 1 hora e depois por 3 horas diárias de exercícios funcionais envolvendo o membro superior parético, enquanto o outro membro sadio permanecia contido em uma tipóia.Para a avaliação da qualidade de vida foi utilizado o questionário SF-36 e para a funcionalidade foi utilizado o Índice de Barthel antes e após o termino da TCI. Na análise estatística foi utilizado o teste T-Student pareado com nível de significância de 0,05 e 0,1. Resultados: Os resultados permitiram demonstrar através da análise estatística da qualidade de vida após uma hora de aplicação da TCI um nível de significância de 0,1 com um t-tabelado de 1,90 e t - calculado 2,12 com 7 graus de liberdade. Após a intervenção de 3 horas, o t-calculado foi de 0,31 quando comparado com os dados de 1 hora, ao analisar os dados antes da terapia de 1 hora com os dados após 3 horas foi observado um t - calculado de 2,15. Na funcionalidade após 1 hora de TCI observou um escore de 95 e após as 3 horas da terapia este escore se manteve. Conclusão: Foi possível observar melhora na independência funcional e na qualidade de vida de pacientes hemiparéticos após a aplicação da terapia induzida por contensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Marciano, E. D., Oliveira, J. C. de, Honório, M. de A., Melo, F. G. F., & Damazio, L. C. M. (2011). MELHORA DA FUNCIONALIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA APÓS APLICAÇÃO DA TERAPIA INDUZIDA POR CONTENSÃO (TCI) EM UM PACIENTE HEMIPARÉTICO. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1498

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)