ESTUDO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO, PELO TESTE DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM SEIS MINUTOS (DP6MIN), EM PACIENTES COM SEQUELAS DE HANSENÍASE.

Autores

  • Guilherme Maccarini
  • Celeide Pinto Aguiar Peres

Palavras-chave:

Hanseníase, capacidade de exercício, deficiência

Resumo

Introdução: A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida de pessoa a pessoa através do convívio de suscetíveis com doentes contagiantes. Ela compromete os nervos periféricos acarretando deficiências e incapacidades ao indivíduo, além de gerar alterações motoras como atrofias, paralisias e bloqueios articulares. O teste de distância percorrida em seis minutos (DP6min) avalia a capacidade funcional de exercício a nível submáximo e por isso foi escolhido para avaliar a capacidade de exercício dos pacientes deste estudo. Objetivo: avaliar a capacidade de exercício de pacientes com seqüelas de hanseníase, pelo teste de distância percorrida em seis minutos (Dp6min), na clínica de fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Métodos: O DP6min foi aplicado em 9 indivíduos, acima de 18 anos de idade com diagnóstico de hanseníase, sendo 3 do sexo feminino, com média de idade de 52,78­­­­± 10 anos.­­­­­­­Resultados: A distância média percorrida pelos pacientes foi 516,6 ± 28 durante a realização do DP6min. Conclusão: Apesar das deformidades e incapacidades físicas do paciente portador de seqüela de hanseníase, a capacidade de exercício do mesmo é semelhante à capacidade de indivíduos saudáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Maccarini, G., & Peres, C. P. A. (2011). ESTUDO DA CAPACIDADE DE EXERCÍCIO, PELO TESTE DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM SEIS MINUTOS (DP6MIN), EM PACIENTES COM SEQUELAS DE HANSENÍASE. Fiep Bulletin - Online, 80(2). Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1454

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>