O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO DA DICIPLINA ELETRÔNICA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA ANDRAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IES)

Autores

  • Sérgio de Souza

Palavras-chave:

Eletrônica, Andragogia, Ensino Aprendizado

Resumo

Este artigo tem como propósito investigar e propor uma revisão na metodologia de ensino e aprendizado para a disciplina de Eletrônica nas Faculdades Integradas Torricelli. A pesquisa é do tipo exploratória e com base em entrevistas e discussões com docentes e discentes é confrontado a realidade pedagógica atual e os pressupostos andragógicos. O aluno aqui é considerado como um indivíduo adulto, assim ele é coerente com as condições apontadas pela andragogia como sendo necessárias para o sucesso do aprendizado dos adultos. A disciplina de Eletrônica é dividida igualmente em aula teórica e aula com prática em laboratorio. E uma visão conservadora sugere que a metodologia para uso do laboratório de eletronica restringe-se à comprovação da teoria, exposta antecipadamente em sala de aula. Ao contrário, este artigo usa como base o quadro de competencias e habilidades e propoe que alguns tópicos do conteúdo programático devam ser apresentados inicialmente no laboratório. Assim a realidade dos alunos em consequencia da observação e da coleta dos dados no laboratório serão a base para o estudo na aula de teória. Através desta sinergia entre a aula teórica e de laboratório é esperado um melhor rendimento entre o ensino e a aprendizagem para o mesmo período de tratamento do conteudo do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Souza, S. de. (2011). O INCREMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZADO DA DICIPLINA ELETRÔNICA DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DA ANDRAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IES). Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1119

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS