AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS – CAMPUS MACEIÓ. "UMA ABORDAGEM LÚDICO-RECREATIVA"

Autores

  • José Roberto Alves Araújo
  • Elton Barros do Nascimento
  • José Acioly de Carvalho
  • Newton César de Lima Mendes
  • Cassio Hartmann

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos, Lúdico Recreativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem metodológica utilizada para o desenvolvimento das aulas de Educação Física ministradas pelo professor José Roberto Alves Araújo nos primeiros e segundos anos do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maceió. A idéia central do Ensino Médio Integrado é unir a área de formação geral à profissionalizante possibilitando uma educação global, apoiada nos eixos: trabalho, ciência e cultura, visando o desenvolvimento integral do indivíduo, oferecendo condições de continuar seus estudos e/ou de se inserir no mundo do trabalho, seja como empregado, seja empreendedor de seu próprio negócio. Com a avaliação desta metodologia, numa perspectiva lúdico-recreativa, implantada como estratégia do ensino da Educação Física nos primeiros e segundos anos do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – Campus Maceió, concluímos que os jogos e as brincadeiras populares podem contribuir na formação integral do indivíduo, pois oferecem diversas formas na resolução de problemas, nas tomadas de decisões e na elaboração de novas maneiras a partir de uma forma primitiva. Os jogos e as brincadeiras populares podem ser uma representação simbólica da vida, e através deles, pode-se criar o hábito da prática da atividade física, do respeito às regras, ao próximo, ao convívio, aproximando as pessoas. Formaremos, assim, uma geração pautada em princípios de fraternidade, solidariedade, cooperação, co-educação e tendo a Educação Física como eixo condutor desse processo, através da perspectiva de valores sociais e pedagógicos tendo o jogo e as brincadeiras populares como um meio de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Araújo, J. R. A., Nascimento, E. B. do, Carvalho, J. A. de, Mendes, N. C. de L., & Hartmann, C. (2011). AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CURSO DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS – CAMPUS MACEIÓ. "UMA ABORDAGEM LÚDICO-RECREATIVA". Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1114

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>