APRENDENDO ATRAVES DO TOQUE EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Prof . Marelvy Camacaro

Resumo

Na natureza, os animais com padrões de socialização ter tempo para tocar, esfregar ou lamber uns aos outros, no mundo humano é também esbanja carinho, tocando e, no caso de eventos traumáticos é comum observar como as pessoas a aceitar ou instintivamente colocou mão no ombro do doente, pode também mencionar o episódio diário da criança soba mãe após uma queda. Estes atos diários atribuídos a contato propriedades indutoras bem, como a história mostra que, entre em contato foi planejado um recurso utilizado para fins medicinais em muitas culturas ao redor do mundo desde os tempos antigos. Índia, China, Egito, Austrália estão entre os países que têm crescido completa manipulação de sistemas de toque ou massagem. 
A arte do toque é tão antiga quanto o próprio homem e evoluiu das mãos de curandeiros e xamãs a médicos e cientistas de hoje, que provaram os seus benefícios, tanto a biológica e psicossocial. 
Ela deve incluir pesquisas sobre o efeito canguru (Conde, Diaz e Belize, de 2008, entre outros), descreve os benefícios experiência prematuros atingindo contacto com a pele da mãe, em vez da incubadora. Também a pesquisa sobre a transmissão nervosa especificado para o contato com afeto (Lamarre 2006). Em tal linha de estudos de campo (1999) sugerem que a prática da massagem terapêutica em recém-nascidos e mães, tem um papel regulador na quantidade de cortisol livre que têm filhos / as quando se comparou o pré e pós a aplicação deste tipo de intervenção. Cortisol livre induz um estresse química orgânica ea sua regulamentação é necessária para o equilíbrio psicofísico e especialmente vital para o desenvolvimento de multiplicação sináptica nos primeiros anos de vida.
Deve-se notar especialmente o trabalho de Cesana, Jannot, Souza e De Drigo (2004), intitulado "Massagem e Educação Física: Perspectivas Curriculares" que recolheu por meio de questionários sobre a importância e necessidade de massagem como uma ferramenta e de conteúdo para a formação de professoresfísica. 
Finalmente, convém mencionar as observações em neurociência, bem como a UNESCO Política Internacional (entre outros) sobre a prioridade de ambientes educacionais cheio de contato ternura, carinho e amor com as recomendações do renomado pediatra Brazelton (1999) autoridade indiscutível sobre questões de primeira infância, que defende a necessidade de mais contato humano entre família, comunidade e da criança. 
Todos os acima levou a autora a considerar a estimulação tátil como uma estratégia adequada para a intervenção e ensino adequados na educação infantil no contexto da experiência de Educação Física. 
Além de seus benefícios, a estimulação tátil é uma opção interessante para enriquecer a metodologia da educação física para anos iniciais na Venezuela, o campo ainda relativamente jovem em comparação com o caminho de outros países sobre a pesquisa no início psicomotor . 
Assim, com base em abordagens teóricas e de pesquisa que suportam os benefícios da estimulação tátil, sob a concepção de uma abordagem País investigação qualitativa de caráter pesquisa-ação o autor desenvolveu uma série de atividades envolvendo massagem, contatos diretos e indiretos (utilizando objetos), e experiências táteis para a educação infantil com o envolvimento da família, especialmente no caso de bebês no nível maternal. Quanto a este último, foi elaborado um plano de educação materna enfocou a importância da massagem expressa afeto como parte dos cuidados prestados no Programa para Comunidade população escolar Simoncito. As técnicas utilizadas foram observação e entrevista. 
Os resultados, tanto no Simãozinho Simãozinho como nível comunitário mostrou um aumento na freqüência de contato visual, rapport no bebê mãe díade. Mais fácil para as crianças do pré-escolar para emitir referências a seu esquema corporal.Integração mãe-bebê e pai-bebê e conscientização da Doña CIS Menca para a prática da estimulação tátil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Camacaro, P. . M. (2011). APRENDENDO ATRAVES DO TOQUE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Fiep Bulletin - Online, 80. Recuperado de https://www.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/1097

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS